O problema da arcada aberta é bem comum entre crianças, mas pode persistir por toda a vida. O que ocorre é que a arcada de dentes superior não encosta na inferior, o que faz com que os dentes não se encaixem naturalmente. Saiba mais sobre arcada aberta: o que é e como corrigir.

Arcada aberta, o que é e como corrigir

Sobre a Arcada Aberta

A questão com a arcada aberta é que nem sempre os pais conseguem identificar o ocorrido. Até profissionais da área que não são especialistas em odontopediatria podem deixar um problema de arcada aberta passar despercebido por um certo tempo. Afinal, os dentes podem estar bonitos e alinhados e mesmo assim apresentar uma arcada aberta.

A arcada aberta pode afetar a mastigação, tendo em vista que os dentes da frente não se encontram. Dessa forma, a mordida não é feita corretamente nos alimentos, o que pode gerar outros problemas de saúde, como a má digestão. Além disso, a arcada aberta pode fazer com que a mandíbula não se mova corretamente, levando a dores na área, e também problemas de fala.

Felizmente, principalmente no caso de crianças até quatro anos, a arcada aberta é fácil de tratar. O problema, muitas vezes gerado pelo uso de chupetas, mamadeiras e sucção dos dedos ou objetos estranhos pode ser superado conforme os hábitos vão sendo abandonados. Quanto mais tempo uma criança mantém esses hábitos, maior a probabilidade da arcada aberta se manter por mais tempo.

Mesmo a amamentação materna prolongada ou o uso de chupetas ortodônticas podem fazer com que a arcada aberta torne-se um problema prolongado para a criança. O método ideal é ir removendo os hábitos prejudiciais aos poucos, até que ele seja completamente esquecido pela criança.
arcada-aberta-o-que-e-e-como-corrigir-2

Em casos mais graves, pode ser necessário o uso de aparelhos ortodônticos e um tratamento com fonoaudiólogo. O uso do aparelho funciona no sentido de posicionar corretamente os dentes e inibir a criança de levar os dedos ou chupetas a boca, enquanto o tratamento com um fonoaudiólogo ajuda o paciente a aprender a posicionar corretamente a língua durante a fala e quando está comendo.

Muitas crianças com arcadas abertas, mesmo que não tratadas, acabam superando o problema sem auxilio médico, quando ocorre a troca da dentição. Além disso, quando chupetas e mamadeiras são abandonadas, os dentes tendem a se posicionar corretamente.

No entanto, há pessoas que mesmo abandonando os hábitos infantis acabam com a arcada aberta. Nestes casos, ela pode se tornar uma arcada aberta esquelética na fase adulta, o que é um pouco mais difícil de tratar. A arcada aberta esquelética é diferente da que ocorre em crianças pois, enquanto nos pequenos o problema é quase imperceptível, nos adultos ele é bem perceptível e incômodo.

Muitos adultos que sentem dificuldades de fala e na deglutição de alimentos possuem arcada aberta esquelética e não sabem disso, principalmente porque o problema tende a ser hereditário. Por isso é importante fazer visitas periódicas ao dentista desde muito cedo, afim de evitar situações como esta.

arcada-aberta-o-que-e-e-como-corrigir-4

O tratamento indicado para a arcada aberta esquelética costuma ser orto-cirúrgico, envolvendo não só a utilização de aparelhos ortodônticos como também cirurgias reparadoras. O aparelho costuma ser instalado antes da cirurgia para que os dentes já estejam melhor posicionados durante a intervenção. Ele deve ser mantido durante e depois da cirurgia para auxiliar no alinhamento dos dentes.

A arcada aberta esquelética dificilmente é corrigida apenas com o tratamento ortodôntico, mas o diagnóstico deve ser dado por um ortodontista em parceria com um cirurgião buco-maxilo. Esse profissionais irão analisar exames, raios-x e aspectos clínicos do paciente para indicar os tratamentos que darão melhores resultados.

Novidades

Veja Também

Divisor dos titulos - Buco Barra
O que é Trismo
Remoção de Sisos

O que é prótese dentária?

Você sabe o que é prótese dentária? A higienização bucal é fundamental, sobretudo para evitar doenças e para manter os dentes saudáveis. Com o passar

SAIBA MAIS »