A relação entre avanço tecnológico e procedimentos cirúrgicos vai muito além de tornar mais fácil o trabalho do profissional que realiza o procedimento. Na verdade, a tecnologia proporciona que os pacientes tenham uma recuperação mais rápida e com menos sequelas.
Como um consultório especializado em cirurgia bucomaxilofacial e diversos outros procedimentos cirúrgicos na área da face, nós entendemos o quão importante tem sido o avanço tecnológico para a melhora desses procedimentos.
Um exemplo claro de como a tecnologia tem auxiliado esses procedimentos é com relação a cirurgia ortognática. Quando pensamos neste tipo de procedimento, pode parecer algo extremamente doloroso e que demanda muito trabalho para os profissionais especializados.
Avanço tecnológico e procedimentos cirúrgicos
Na verdade, graças a tecnologia, muitas vezes a própria cirurgia ortognática não deixa nenhuma sequela no paciente, muito menos cicatrizes. Por mais que seja um procedimento extremamente delicado, o paciente tem uma pronta recuperação com o mínimo de sequelas possíveis.
É claro que não é apenas o paciente que leva a melhor com o avanço da tecnologia na área medicinal. Na verdade, a tecnologia também ajuda os próprios profissionais.
Seguindo na área da cirurgia ortognática, vale destacar que a tecnologia proporciona a oportunidade de o cirurgião realizar um planejamento computadorizado por meio de um software que simula os locais operados, dando resultados e prevendo quais serão as complicações.
Essa evolução permitiu que as cirurgias fossem menos dolorosas, mais assertivas e que os pacientes pudessem ter melhores resultados, principalmente levando em consideração a assertividade proporcionada por essa nova tecnologia.
Com isso, a cirurgia se torna tão milimetricamente precisa que não deixa nenhum tipo de cicatriz no rosto do paciente, já que a mesma é feita na parte interna da boca, maxila e mandíbula.
A cirurgia costuma durar entre 2 e 4 horas, mas isso vai depender muito da situação de cada paciente e do grau de complexidade exigido ao cirurgião bucomaxilofacial. No entanto, dificilmente passa deste tempo de 4 horas.
A evolução tecnológica ainda ajudou muito na produção de materiais para a realização deste tipo de cirurgia. Ainda no caso da cirurgia ortognática, podemos citar o uso de placas e parafusos que ficam para sempre com o paciente.
Essas peças são feitas de titânio para evitar que cause rejeição por parte do corpo. Por isso, as placas só podem ser removidas em casos de infecções pós-operatórias, fraturas na face ou maiores problemas de saúde que necessitem da retirada das peças.
Ou seja, um dos principais problemas deste tipo de cirurgia era justamente a rejeição do corpo com o material usado. Com a tecnologia, que permitiu o uso do titânio, essa rejeição tem chances nulas de acontecer.
Assim, o tempo de repouso para esta cirurgia, que parece tão complexa e dolorosa, passou para apenas três semanas, afastando o paciente das suas tarefas diárias em casa, trabalho ou faculdade.
Na primeira semana, recomenda-se muita cautela com a alimentação, devendo o paciente se alimentar de líquidos e, aos poucos, passar a se alimentar de comidas pastosas.
Se você precisa passar por uma Cirurgia Ortognática ou busca uma análise profissional para a sua situação, conte com a ajuda do Consultório Odontológico BucoBarra.
Liderado pelos doutores Rodrigo El-Hayck e Roberta Del Caro, especialistas em cirurgia bucomaxilofacial e formados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o consultório odontológico conta com equipamentos e profissionais especializados na saúde bucal para ajudar no tratamento com as melhores técnicas.
Entre os nossos serviços, podemos destacar: cirurgia bucomaxilofacial, artroscopia e artrocentese, cirurgia ortognática, distração osteogênica, enxertos ósseos, tratamento de patologias, remoção de sisos, intervenção em caso de traumas na face e implantes osseointegráveis.
Nosso consultório odontológico aceita convênios da Bradesco Saúde, Mediservice e Saúde Caixa.