Também causado por uma bactéria, assim como a maior parte das doenças bucais, o tártaro é um dos problemas mais comuns entre a população mundial. Para ser mais assertivo, o tártaro é causado pela união de bactérias em placas para se alimentarem.
A partir do momento em que essas placas não são retiradas, elas endurecem e se tornam os tártaros. Mas como essas placas podem atingir sua saúde bucal? A gente te explica neste artigo.
Tártaro? O que é?
Como dito anteriormente, o tártaro é, justamente, o endurecimento das placas bacterianas presentes nos dentes. Essas bactérias se unem para poder se alimentar de restos de comida oriundos da má higienização da boca. Neste caso, a sobra de comidas, principalmente açucaradas, serve de combustível para essas bactérias se proliferarem.
Mas o surgimento das placas não gera o tártaro de imediato. De início, as placas são facilmente retiradas por meio de uma boa escovação rotineira. A partir do momento em que não se faz a escovação de maneira correta, essas placas podem endurecer, se tornando tártaros. Logo, a retiradas dessas placas só pode ser feita em consultório odontológico.
O tártaro pode prejudicar a estética dos seus dentes, os deixando amarelados ou com manchas brancas. Além disso, a saúde dos dentes e da gengiva também estão em risco porque os tártaros nada mais são do que grupos de bactérias. Se não tratadas podem causar inflamações e infecções gengivais, ocasionando periodontite ou gengivite.
Tipos de tártaro e tratamento
Os tártaros mais comuns são os supra e subgengival. No primeiro caso, o paciente consegue identificar de maneira mais fácil por ser perceptível e estar em áreas de fácil remoção. O tártaro subgengival não pode ser visto a olho nu por situar-se em uma área de difícil extração, o que dificulta ainda mais o seu tratamento.
A principal dica para o tratamento de tártaros é, justamente, manter a higienização bucal em dia. Como isso? Mantendo uma rotina de escovação de três vezes ao dia após as refeições. Dessa forma, é possível evitar que essas bactérias se proliferem e que essas placas endureçam.
Outra dica fundamental é passar por um processo de reeducação alimentar. Comer excessivamente alimentos ricos em açúcar é combustível para a proliferação dessas doenças bucais. Por isso, dê mais atenção e passe a comer mais frutas, verduras e legumes.
Esteja sempre consultando, de maneira rotineira, o seu dentista. Isso porque o não tratamento adequado do tártaro pode causar problemas como gengivite, periodontite, cáries e queda de dentes.
Como dito acima, o tratamento do tártaro com a placa já dura, deve ser feito em consultório médico, pois só com as ferramentas profissionais se torna possível a remoção dessas placas bacterianas.
Neste caso, o seu dentista pode optar por retirar o tártaro por meio de raspagem fazendo uso de ultrassom, caso ele acha necessário. Logo depois, o dentista usará ferramentas mais específicas para retirar os pequenos restos que sobraram.
Vale ressaltar que o tratamento do tártaro não deve ser feito apenas com viés estético. É necessário entender que o não tratamento adequado deste problema pode ocasionar doenças graves para a sua saúde. Então, para evitar isso, mantenha consultas ao seu dentista e invista na sua saúde bucal.
Conheça o Consultório Odontológico BucoBarra
O nosso Consultório Odontológico BucoBarra é referência quando falamos em atendimento com profissionais especializados. Por isso, podemos passar diagnósticos, análise e tratamentos eficazes para seus problemas de saúde bucal.
Os doutores Rodrigo El-Hayck e Roberta Del Caro são responsáveis pelo consultório. Especialistas em cirurgia bucomaxilofacial, ambos são formados há 21 anos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
No consultório, nós oferecemos os serviços de cirurgia bucomaxilofacial, artroscopia e artrocentese, cirurgia ortognática, distração osteogênica, enxertos ósseos, tratamento de patologias, remoção de sisos, intervenção em caso de traumas na face e implantes osseointegráveis. Nosso consultório tem cobertura dos planos Mediservice, Bradesco Saúde e Saúde Caixa.