Quando temos uma dor de dente, pensamos logo se tratar de um problema no próprio dente. No entanto, dores de dente podem significar vários outros problemas. Conheça algumas causas para a dor de dente.

conheca-algumas-causas-para-a-dor-de-dente-1

Sobre a dor de dente

Dores de dente são realmente incômodas. Algumas costumam ser leves e fáceis de tratar; outras são tão intensas e incômodas que chegam a ser insuportáveis. No entanto, nem toda dor de dente é realmente um problema dentário.

Uma dor de dente pode ser resultado de uma cárie, que consiste em uma deterioração do dente. Quanto mais essa deterioração aumenta, mais provável que surja uma dor no dente. E quanto mais profunda a cárie, maior a dor de dente. Evitar cáries não é difícil: basta realizar uma boa higiene bucal diária, escovando os dentes, a língua e a gengiva e passando o fio dental.

Dores de dente também podem ser resultado de um abcesso dentário. Um dente infeccionado que não recebe o tratamento adequado acaba se tornando um abcesso, por isso é importante visitar o dentista ao sentir qualquer tipo de dor nos dentes. A dor causada pelo abcesso é considerada a quinta pior dor que um ser humano pode sentir, pois é muito intensa e pode ser bem difícil de tratar.

Lesões no maxilar, na boca ou na gengiva também podem causar dor de dente pois podem acabar afetando a raiz ou a estrutura do dente. Afinal, o dente, apesar de pequeno, possui uma estrutura complexa que pode acabar lesionada em diferentes parte, o que acaba causando dor.

conheca-algumas-causas-para-a-dor-de-dente-2

Outro problema que causa dores nos dentes é o bruxismo, uma doença em que a pessoa costuma ranger ou apertar os dentes durante o sono. O atrito de um dente no outro acaba fazendo com que o paciente sinta dores nos dentes por trauma. Em outros casos, o dente acaba se desgastando sem causar dor.

A dor também pode se irradiar a partir da articulação temporomandibular, que acaba machucada devido aos movimentos do bruxismo. Essa dor pode, inclusive, se irradiar para outras áreas da cabeça, causando dores de cabeça e enxaquecas. Em caso de bruxismo, o tratamento é feito com um odontologista ou um cirurgião bucomaxilo. Quando não tratado, as dores do bruxismo tendem a piorar com o passar do tempo.

O dente do siso também pode causar dores de dente. Desde seu nascimento até a falta de espaço na gengiva, o surgimento dos dentes do siso costumam ocasionar episódios bastante doloridos, causando até infecções que precisam ser tratadas com antibióticos.

É muito comum que a dor do siso passe, mas isso não significa que a pessoa não sentirá mais dor. Mesmo que a inflamação passe, ela pode voltar, principalmente se o dente não tiver nascido completamente, o que torna difícil sua higienização. Por esse motivo, na maioria dos casos, dentes do siso doloridos necessitam ser extraídos.
conheca-algumas-causas-para-a-dor-de-dente-3

No entanto, também existem casos de dores reflexas ou irradiadas, quando uma dor em outro local do corpo, próximo a boca, faz com que os dentes fiquem doendo. Dores de ouvido e sinusites costumam causar dor de dente e um diagnóstico preciso pode ajudar o paciente a tratar o problema corretamente. Nestes casos, o dentista deve encaminhar o paciente para um otorrinolaringologista.

Como as dores de dente podem ter inúmeras causas, consultar um dentista é fundamental. Qualquer episódio de dor na boca, principalmente que cause febre e perdure por mais de um dia, deve ser apresentada a um profissional competente que fará exames e testes para descobrir a causa do problema. Dores de dente tendem a se agravar. Por isso, não deixe de consultar seu dentista o quanto antes.

Novidades

Veja Também

Divisor dos titulos - Buco Barra
O que é Trismo
Remoção de Sisos

O que é prótese dentária?

Você sabe o que é prótese dentária? A higienização bucal é fundamental, sobretudo para evitar doenças e para manter os dentes saudáveis. Com o passar

SAIBA MAIS »