A remoção de sisos pode ser considerada um dos procedimentos dentários que causa mais medo nos pacientes. Além disso, é um dos procedimentos mais comuns de serem realizados. Com certeza você conhece alguém que tirou os sisos. Mas, afinal, o que são esses dentes e como funciona a remoção de sisos?
Entendendo o que são sisos
Podemos compreender como sisos os últimos dentes molares que estão nos lados do maxilar. Além disso, estes dentes costumam ser os últimos a nascer na pessoa, aparecendo entre a fase da adolescência e a fase adulta. Normalmente, os sisos podem aparecer por volta dos 16 e 20 anos.
Ou seja, além de serem os últimos dentes em ordem de nascença, eles também estão entre os últimos dentes posicionados na boca. Além disso, o crescimento atrasado deste dente acaba acarretando problemas.
Isso porque, como ele cresce quando a arcada dentária já está formada, é comum que ocorra o aperto nos dentes e entortamento dos mesmos. Além disso, podem acontecer problemas na própria gengiva e muita dor, já que ele mexe com a estrutura da arcada dentária.
Vale destacar que é muito raro pessoas não terem o dente siso, na verdade, é comum que eles permaneçam escondidos abaixo das gengivas e na estrutura oral, não aparecendo.
Todos precisam extrair os sisos?
Quando não geram incômodos, os dentes não precisam ser retirados. Além disso, eles podem ser usados como substitutos na perda de dentes próximos, principalmente quando acometidos por cáries ou tártaros.
No entanto, quando o siso causa dor ou problemas de saúde bucal, é extremamente relevante que eles sejam removidos. Isso porque, como o siso cresce em uma fase evoluída e bem formada da arcada, ele pode gerar dores e infecções na gengiva, além de entortamento dos dentes, ocasionando problemas estéticos.
Quando remover os sisos?
Dessa maneira, podemos destacar, ainda, que a cirurgia para a remoção de sisos deve ser feita ainda na adolescência. Isso pelo fato de que a demora para tirar os sisos pode gerar problemas na boca, fazendo com que o paciente precise fazer mais outros tratamentos, como uso de aparelho ortodôntico, por exemplo.
A fim de evitar que o siso cause muitos problemas, principalmente estéticos, os especialistas recomendam que se realize o procedimento de remoção de sisos ainda na adolescência. No entanto, isso não exclui a importância de tirá-lo em qualquer idade, mesmo que não seja na ideal.
Os sisos podem ser retirados todos de uma vez? Essa é uma dúvida muito comum entre pacientes e a resposta é “sim”. Na verdade, os dentistas preferem que se retire todos os sisos de uma vez.
Isso porque como o procedimento precisa que o paciente passe por um repouso, dieta específica e uso de muitos medicamentos, os especialistas preferem que a pessoa tenha que passar por isso apenas uma vez ao invés de parcelar este repouso com dieta e remédios.
Como é o procedimento de remoção de sisos?
A remoção de sisos é feita da mesma maneira do que qualquer outra extração dentária. Primeiro, o paciente recebe uma anestesia local e em até uma hora os dentes estão removidos, mas é claro que o tempo varia de acordo com a complexidade de cada caso.
Após a retirada dos dentes, o profissional faz uma espécie de sutura na região e finaliza o procedimento. Além disso, ele passa todos os procedimentos para cuidado após a cirurgia. Lembrando que dor e inchaço são comuns nos primeiros dias.
Quer manter uma rotina de consulta com profissionais especializados? Conheça o Consultório Odontológico BucoBarra. Aqui, podemos fazer diagnósticos, análises e procedimentos de remoção de sisos.
Os representantes do consultório são os doutores Rodrigo El-Hayck e Roberta Del Caro, especialistas em cirurgia bucomaxilofacial e formados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Entre os nossos serviços, podemos destacar: cirurgia bucomaxilofacial, artroscopia e artrocentese, cirurgia ortognática, distração osteogênica, enxertos ósseos, tratamento de patologias, remoção de sisos, intervenção em caso de traumas na face e implantes osseointegráveis.
Nosso consultório odontológico aceita convênios da Bradesco Saúde, Mediservice e Saúde Caixa.