O cálcio é popularmente conhecido como um componente importantíssimo para o corpo e fortalecimento dos ossos. Principalmente para os dentes, o cálcio é fundamental para o fortalecimento dos mesmo e da estrutura da arcada dentária.
No entanto, muitas pessoas sofrem com a falta deste componente no corpo por uma má alimentação ou problemas de saúde que podem ocasionar essa falta de cálcio. Por isso, entenda o que é a descalcificação dos dentes e como tratar este problema.
Entenda o que é a descalcificação dos dentes e como tratar este problema
Antes de tudo, é importante destacar que o cálcio é fundamental para o nosso organismo e para a estruturação dos nossos tecidos e ossos. De acordo com o Ministério da Saúde, o seu consumo deve ser de 1.000 miligramas ao dia para adultos e de 700 miligramas para crianças de 7 a 10 anos.

Uma das principais causas da descalcificação dos dentes é a má educação nutricional, ou seja, a má alimentação do indivíduo. Com isso, é recomendado que se coma alimentos como: vegetais. cereais, frutos do mar e peixes, leite (queijo, manteiga e derivados) e soja, por exemplo.
A ingestão de cafeína e proteína em excesso podem atrapalhar a absorção de cálcio pelo corpo, o que torna uma dieta rica em cálcio menos eficiente. Por isso, é fundamental ter um controle assistido por profissionais dentistas e nutricionista.
A falta de cálcio na saúde bucal
A falta de cálcio oriundo de uma má alimentação também afeta diretamente a sua saúde bucal. Neste caso, é comum ver pacientes com os sintomas de boca dormente, dificuldade de engolir, proliferação de cáries e dificuldade de mastigar.
Por isso, é fundamental manter uma rotina de idas ao dentista e falar quando sentir qualquer um destes sintomas. Dessa forma, fica mais fácil de diagnosticar o problema ainda em fase inicial, evitando que ele afete a sua saúde geral com problemas maiores.
A falta desta substância primordial para a saúde pode afetar a estrutura dos seus dentes. Mas como isso afeta sua saúde bucal? Simples, com dentes frágeis, fica mais fácil de se proliferar bactérias que provocam cárie e tártaro. Com o dente acometido por bactérias e fragilizado, o próximo passo é a queda dos mesmos, piorando ainda mais a sua saúde geral.

A partir do momento em que os dentes começam a cair, ações como falar e mastigar se tornam mais difíceis e, quando se fala em mastigar, ter problemas nesta atividade pode gerar ainda mais problemas de saúde geral.
Ou seja, quando seus dentes caem e você perde poder de mastigação, os alimentos passam a ser ingeridos em tamanhos maiores, exigindo mais dos órgãos do sistema digestório. Isto pode acarretar em problemas nestes órgãos como no intestino, esôfago e estômago.
Como tratar a descalcificação dos dentes
O recomendado pelos especialistas é que se faça uso de pastas de dentes fluoretadas com cálcio e fosfato em sua composição. Isso ajuda a matar as bactérias com o flúor e fortalecer os dentes com os demais compostos da fórmula da pasta.
Outra dica é passar por uma reeducação alimentar e começar a ingerir os alimentos já citados acima no texto. Assim, você consegue manter uma alimentação saudável e rica em cálcio.

Para poder consultar um especialista e buscar os melhores tratamentos, conte com os profissionais do Consultório Odontológico BucoBarra.
Liderado pelos doutores Rodrigo El-Hayck e Roberta Del Caro, especialistas em cirurgia bucomaxilofacial e formados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o consultório odontológico conta com equipamentos e profissionais especializados na saúde bucal para ajudar no tratamento com as melhores técnicas.
Entre os nossos serviços, podemos destacar: cirurgia bucomaxilofacial, artroscopia e artrocentese, cirurgia ortognática, distração osteogênica, enxertos ósseos, tratamento de patologias, remoção de sisos, intervenção em caso de traumas na face e implantes osseointegráveis.
Nosso consultório odontológico aceita convênios da Bradesco Saúde, Mediservice e Saúde Caixa.