Eu tenho que remover meus sisos? Essa é uma pergunta muito comum no consultório de cirurgia bucomaxilofacial. E a resposta é muito individualizada.

Eu tenho que remover meus sisos?
Clínica Buco Barra | Buco Maxilo Facial

Os terceiros molares, também chamados de sisos, são os últimos dentes a erupcionar na arcada dentária. E em grande parte da população, eles se formam em uma posição desfavorável à erupção ou, mesmo na posição correta, não encontram espaço suficiente para acomodação na arcada.

Desta forma, eles comumente se tornam inclusos (ou seja, não “nascem”) ou semi-inclusos (somente uma parte torna-se visível).

O maior problema dos sisos semi-inclusos é que, por ser a boca um ambiente contaminado, a parte exposta do dente, mesmo que pequena, é colonizada pelas bactérias da boca. E como parte da coroa deste dente encontra-se encoberta pela gengiva, muitas vezes é difícil higienizá-lo, favorecendo o surgimento das “famosas” inflamações ao redor da coroa dos sisos (que são chamadas de “pericoronarite”).

A pericoronarite pode ser branda mas pode também evoluir para infecções mais graves, necessitando de tratamento com antibiótico e antinflamatório, além da remoção do dente envolvido.

É muito comum também nos casos de sisos semi-inclusos a ocorrência de cárie no segundo molar (dente logo ao lado do siso) quando os sisos se encontram inclinados, com a coroa em contato com o dente da frente, causando retenção de resíduos e dificuldade de higienização.

Clínica Buco Barra | Buco Maxilo Facial
Clínica Buco Barra | Buco Maxilo Facial

Já os sisos inclusos, embora normalmente não inflamem por não estarem em contato com as bactérias da cavidade oral, podem favorecer o aparecimento de lesões (cistos e tumores odontogênicos), que em sua maioria são assintomáticos, sendo descobertos em exames radiográficos de rotina ou quando já estão causando aumento de volume na face por apresentarem grandes dimensões.

Desta forma, como medida preventiva, indicamos a remoção dos terceiros molares sempre que na avaliação clínico-radiográfica observarmos que não há espaço suficiente para sua erupção. E o ideal é que essa avaliação ocorra por volta dos 17/18 anos de idade, quando esses dentes já estariam completando sua formação e se preparando para erupcionar.

Nos pacientes que apresentarem os terceiros molares em posição correta e com espaço adequado na arcada dentária, não há problema algum em deixá-los nascer.

Eles são dentes normais, não são mais fracos ou piores do que os outros, não empurram os outros dentes, podem ajudar na mastigação se estiverem bem posicionados, enfim, pacientes com sisos erupcionados, em função e alinhados, não têm indicação de cirurgia oral para extração destes dentes. Alguns pacientes nem formam todos os sisos.

Clínica Buco Barra | Buco Maxilo Facial
Clínica Buco Barra | Buco Maxilo Facial

Podemos então concluir que existem diversas situações que indicam e outras que contra-indicam a cirurgia para extração dos sisos.

Para avaliação específica do seu caso, você deve consultar o dentista especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial que saberá te dizer o que é indicado no seu caso, além de explicar todos os riscos e cuidados que devem ser seguidos antes, durante e após a cirurgia. Mas isso já é assunto para outro post.

Novidades

Veja Também

Divisor dos titulos - Buco Barra
O que é Trismo
Remoção de Sisos

O que é prótese dentária?

Você sabe o que é prótese dentária? A higienização bucal é fundamental, sobretudo para evitar doenças e para manter os dentes saudáveis. Com o passar

SAIBA MAIS »